INFORMAÇÕES    ÚTEIS

 


    Para não sobrecarregar a página inicial deste domínio e porque as informações necessárias ao dia-a-dia do caçador desportivo vão sendo cada vez em maior quantidade, pareceu-me aconselhável criar um espaço específico a este tipo de necessidades e gerou-se esta nova página. Aqui se indicarão todas as ligações externas que nos poderão ser úteis bem como os procedimentos de acesso a cada uma.


Livro de Montaria de D. João I de Portugal

Em 1918 Francisco Maria Esteves Pereira compila, em documento impresso pela Imprensa da Universidade de Coimbra, o manuscrito em Pergaminho existente na Biblioteca Nacional de Lisboa designado por Livro da Montaria de D. João I, Rei de Portugal. Trata-se do célebre e tão falado Tratado da Montaria de D. João I que todos já ouvimos falar.

Encontrámos agora a disponibilização em formato PDF da obra completa, da qual constam 560 páginas impressas nas quais encontramos não só o enquadramento histórico da obra bem como um conjunto de dados científicos da biologia das espécies então caçadas e até as as técnicas e métodos de caça que ainda hoje se valorizam e utilizam na nossa montaria.

Trata-se pois de um importantíssimo documento histórico que muitos consideram como a Pedra Filosofal da Caça Maior Ibérica.

A Página do Monteiro, continuando a sua saga de informação e divulgação dos grande temas de Caça Maior publica na integra o documento então impresso. Nele se transcreve o texto original da obra de D. João I de Portugal sobre a Caça na época medieval e mais especialmente sobre a Montaria e a sua importância no treino de todos os homens de armas dessa época.

Para aceder ao documento em formato PDF com um total de 560 páginas, clique no link que a seguir se apresenta.

Nota: o documento pode demorar alguns minutos a carregar devido à sua extensão.

LIVRO  DE  MONTARIA  DE  D. JOÃO I  DE PORTUGAL


INSPEÇÃO SANITÁRIA DE PEÇAS DE CAÇA

Dada a importância e actualidade do assunto, publicam-se agora dois conjuntos de quadros simplificados com os procedimentos e observações necessárias para a análise das peças de caça menor e maior. Trata-se de procedimentos muito simples que podem ser realizados por qualquer pessoa e que podem evitar muitos problemas de saúde quer a  quem lida com os animais mortos quem para quem os consome. Clique no título para aceder aos procedimentos .


METEOROLOGIA

Para verificar o tempo que se faz e fará sentir em Portugal incluindo a temperatura média e ponderada hora a hora clique no símbolo que a seguir se apresenta. Será direccionado para uma lista de cidades portuguesas onde se encontram instalados observatórios meteorológicos que lhe facultam a previsão para o dia, incluindo a direcção do vento e a sua velocidade. Encontrará igualmente a previsão hora a hora para três dias e a previsão global a dez dias. Utilizando as médias observadas nos últimos anos poderá obter ainda uma previsão a um ano de antecipação.

   Para saber a que horas nasce e se põe a Lua e o Sol - informação muito importante para quem na Caça Maior pratica a caça de Espera e de Aproximação, disponibiliza-se agora a ligação para o site do Google onde essa informação é apresentada. Para aceder clique na imagem que se segue e quando lhe for apresentado o Mapa da Europa Ocidental, utilize o rato (clique e arraste) para se deslocar para o território de Portugal. Quando tiver a imagem centrada use as setas  (+) e (-) para fazer zoom e aumentar a dimensão do mapa. Depois clique na localidade ou região cujas informações pretende conhecer e aparecerá um  pin marcador vermelho no local seleccionado. No quadro à direita aparecerá instantaneamente a hora de nascimento e ocaso da Lua e do Sol  nesse dia. Para outras datas bastará, mantendo a selecção do local escolher a data desejada no calendário que se encontra por cima do quadro informativo.

 

 


CLASSIFICAÇÃO DE MONTARIAS

 

O autor deste domínio em conjunto com o amigo e companheiro de caça elaboraram um modelo informático para a classificação das montarias que se propõe ser isento, analítico e rigoroso. O objectivo do modelo é possibilitar a organização e manutenção de uma base de dados que permita a qualquer caçador saber quais foram, em cada época as melhores e as piores montarias. Para tal elaborou-se um Impresso a ser obrigatoriamente preenchido por todos aqueles que desejam ter uma mancha catalogada e classificada, qua a segui se disponibiliza.

A base de dados está neste momento a ser elaborada na Editora Grupo V e na redacção da Revista Caça Maior e Safaris e será oportunamente publicada, publicitando as montarias que cumpriram os requisitos enunciados.

Sobre o funcionamento do modelo classificativo recomenda-se a leitura do artigo "Como Classificar as Montarias" publicado na revista Caça Maior e Safaris, nº19 de  Julho de 2010 e disponibilizado na página " TEXTOS SOLTOS"  deste domínio.

Para aceder ao Impresso clique na faixa com a sua designação. Depois é só preencher (com todos os dados) e enviar para a Caça Maior e Safaris (Av. Infante D. Henrique, 306  1900-717 Lisboa)

 

IMPRESSO DE DADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE MONTARIAS

 


ONDE COLOCAR O TIRO PARA AS ESPÉCIES AFRICANAS ( E PERIGOSAS...)

 

 O recente e especialíssimo site AFRICA HUNTING, dedicado à caça Maior em todo o Mundo, prestou especial atenção às espécies africanas e em acordo com o Dr. Kevin Robertson, famoso veterinário e guia de caça em África, disponibilizou as indicações e as imagens para melhor cobrar os diferentes animais deste continente. Obra conhecida e cobiçada aparece agora neste site com oferta gratuita para todos os interessados. Para aceder ao local. clique no "banner" abaixo e seleccione a espécie desejada para saber como e onde colocar o tiro de acordo com a posição do animal.

 

 


 

Visite o site da APAF - Associação Portuguesa da Arma de Fogo.

Nesta associação congregam-se todos os legais detentores de armas de fogo, sejam eles caçadores, coleccionadores, atiradores desportivos ou simples detentores. O número de associados cresce semanalmente e cada vez são mais aqueles que reconhecem a necessidade de existência de uma organização deste tipo, sem fins lucrativos, não alinhada nem filiada e que apenas pretende defender o principio constitucional que o uso de uma arma é um direito e não uma concessão governamental .